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Histórico da Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de Los Libres

 Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de Los Libres

A Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de los Libres, denominada oficialmente de Ponte Internacional Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo, é uma ponte rodoviária e ferroviária sobre o rio Uruguai, que liga o Brasil e a Argentina.
No lado brasileiro está Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; no lado argentino está Paso de los Libres, na Província de Corrientes.
Na época de sua construção ostentava o título de maior obra da engenharia da América Latina.           
Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de los Libres
Nome oficial Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo
Via 2 vias, BR-290
Cruza Rio Uruguai
Localização Uruguaiana, Brasil, Paso de los Libres Argentina
Comprimento total 1.419 m
Início da construção 1942
Data de abertura 12 de outubro de 1945
Pedágio Não
Coordenadas 29° 44′ S 57° 05′ W
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Internacional_Uruguaiana-Paso_de_los_Libres





HISTÓRICO 

A travessia do Rio Uruguai, por meio de balsas, tornava difícil o intercâmbio entre os dois países. O rio, bastante caudaloso na época das chuvas, baixa de nível na seca de tal modo que as embarcações utilizadas na época eram obrigadas a atracar a enormes distâncias dos embarcadouros. Isto tornava difícil o transbordo de pessoas e mercadorias, com conseqüentes longas esperas e prejuízos. O problema chegou a tal ponto que os governantes dos dois países se sensibilizaram em face dos insistentes pedidos dos moradores das duas margens do rio.

Existiam três possibilidades para realização da travessia: entre Uruguaiana e Paso de los Libres, entre Itaqui e Alvear e entre São Borja e Santo Tomé.

O vulto da obra transformava o caráter estritamente regional de aspiração das populações ribeirinhas num problema ao mesmo tempo econômico, social e técnico. Os Governos dos dois países assinaram em 1934 e 1935 dois tratados, um no Rio de Janeiro e outro em Buenos Aires, para tornar possível a realização da obra. Foi então constituída uma Comissão Mista Brasileira-Argentina para realização de estudos e a escolha do ponto de travessia. A comissão chegou à conclusão de que o melhor local para a travessia, envolvendo todos os critérios, seria na zona de Uruguaiana.

Os estudos de sondagens, topográficos, hidrográficos mostraram que a distância mínima de 1.200 m entre as duas margens não poderia ser aproveitada em face das condições peculiares dos terrenos em ambas as margens. Também foram eliminados os trechos em que as margens se tornam muito distantes, com mais de 2.000 m, e os trechos com grandes profundidades do leito do rio. Assim o trecho aproveitável ficou entre uma barranca alta 200 m a jusante de Uruguaiana e uma faixa de terra entre duas lagoas ao sul de Paso de los Libres.

O primeiro anteprojeto elaborado em 1934 indicava uma ponte com estrado de 7m para tráfego rodoviário ou ferroviário, alternados. Muitas discussões levaram à resolução da necessidade de separar as vias (1937), para permitir a simultaneidade da circulação e também o uso por pedestres. Isto deu origem a mais um anteprojeto por parte dos argentinos. Como as normas técnicas usadas pelos dois países não eram as mesmas, decidiu-se fazer um estudo em conjunto, com todos os membros da Comissão Mista.

Surgiu assim o projeto único, que foi o projeto definitivo da ponte. A parte relativa ao orçamento, entretanto, trouxe novos problemas. Foi então necessário dividir a ponte em duas metades iguais, o que foi facilitado pela simetria do projeto e pelo fato de que o eixo de simetria coincidia com o meio do rio, que era o limite de jurisdição. Neste limite o leito do rio é praticamente horizontal, subindo com iguais inclinações para ambas as margens. Isto foi extremamente favorável a divisão eqüitativa dos trabalhos, cabendo a cada país a construção da metade da ponte. Este fato levou a dois orçamentos e a duas concorrências pública independentes.

As concorrências foram realizada simultaneamente em 1942 no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. A construção do lado argentino foi confiada à Administración General de Ferrocarriles del Estado em colaboração com a empresa construtora Parodi y Figini e se estendeu de fins de 1942 a princípios de 1945 , em plena época de guerra mundial.. As obras foram terminadas em 1945 pela Administración General de Vialidad Nacional sob a direção de Eng. Roberto Maffía.

Do lado brasileiro incumbiu-se da supervisão uma Comissão Construtora sob a Direção do Eng. Oscar Machado da Costa e do Eng. auxiliar José Mauricio da Justa. A construção foi confiada à firma Matheus Martins Noronha & Cia.

Resumo Informativo da Ponte Internacional entre Brasil e Argentina
Localização Uruguaiana (BR) e Passo de los Libres (ARG)
Via BR-290
Obstáculo Rio Uruguai
Inaugurada 1945
Projeto Comissão Mista Brasileira - Argentina
Construção Matheus Martins Noronha e Cia (BR) - Parodi y Figini (ARG)
Fonte Livro Pontes Brasileiras Viadutos e Passarelas Notáveis - de Augusto C. Vasconcelos


INAUGURAÇÃO

(Trecho extraído do site do Jornal Correio do Povo)

"Uruguaiana, 20 (por Abdias Silva, nosso enviado especial) – Uruguaiana e Libres estão vivendo momentos de grande significação na história americana. A inauguração oficial da ponte chamou a atenção de todo o hemisfério ocidental, sendo prova bastante e expressiva o grande número de representantes da imprensa de diversos países que aqui se encontram. A cidade viveu até ontem em relativa calma. Hoje, entretanto, o seu aspecto é completamente outro, bastando dizer que há nada menos de cinquenta aviões pousados aqui. As acomodações nos hotéis e casas de família foram completamente exgotadas. A caravana de jornalistas cariocas, para os quais lamentavelmente não havia sido feita a reserva de cômodos, desembarcou nesta cidade inteiramente sem rumo, enquanto se providenciava de qualquer jeito a sua distribuição. O movimento nas ruas principais é intenso, os cafés regorgitam e em meio ao povo estão as mais altas autoridades do país. No caso dêste batismo, entretando, não é a afilhada que centraliza propriamente a atenção, mas os dois padrinhos que amanhã se encontrarão para o importante ato público a ter como cenário o rio Uruguai, o qual, neste momento transborda as suas águas, principalmente no lado argentino, mais baixo. Um dêsses padrinhos, o general Eurico Dutra, chegou hoje a esta cidade e o outro, o general Perón, chegará amanhã. O cerimonial da inauguração é o mais simbólico possível, estando tudo preparado à base da confraternização argentino-brasileira. O povo aguarda, contudo, com o mais justificado interesse, que os dois presidentes discutam o problema vital dos interesses da Argentina e do Brasil: o do seu intercambio comercial. Nada transpirou até o momento sobre os assuntos concretos que serão discutidos nas conversações Dutra-Perón, reinando enorme expectativa em tôrno do histórico encontro. E não há como negar, que se nada ficar assentado no sentido de resolver o importante problema, o colorido dos cartazes anunciando brasileiros e argentinos como 'hermanos', não terá passado de ficção." 
Correio do Povo, quarta-feira, 21 de maio de 1947. 
                                                                        
                                                                                                     clique nas fotos para ampliar





                                                     PEDRA FUNDAMENTAL

Imagens da Construção



















 Imagens extraídas do Google AR
http://www.vialidad.gov.ar/historia_vial/administradores/adm_cornejo-baisi-streich.php
http://www.radiolt12.com.ar/vernota.asp?id_noticia=56367
http://www.surcorrentino.com.ar/vernota.asp?id_noticia=13743
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=227608&page=3











Manchete na Argentina Sobre a Construção da Ponte Internacional
(Texto Traduzido)
Foi construída para ligar as duas áreas, em favor de uma maior expansão das relações de amizade e de comércio de dois grandes povos da América do Sul, a partir do 12 de outubro de 1945 foi aberta ao tráfego, embora a sua abertura oficial foi realizada em 21 de maio de 1947, com a presença do presidente Juan Domingo Perón e Gaspar Dutra dos Estados Unidos do Brasil. tratados relevantes foram assinados, em primeiro lugar no Rio de Janeiro em 1934, e mais tarde em Buenos Aires em 1935. Os presidentes dos dois países assinados na época eram Dr. Getulio Vargas do Brasil e General Agustín P. Logo de Argentina, tentando satisfazer as aspirações dos povos de ambos os bancos do rio Uruguai, que viu as dificuldades na transposição da poderosa corrente, danificando obstáculos no desenvolvimento dos seus interesses e os seus laços boas bairro. A razão para esta ponte é refletida no texto da Diplomática Act 13 de junho, 1934, em sua introdução, que resgata: O Presidente dos Estados Unidos do Brasil eo Presidente da Argentina, animado no desejo sincero para forjar cada vez mais estreita, e por todos os meios possíveis, as relações entre seus respectivos países, convencidos de que esta meta será mais facilitado maiores são as estradas que ligam os dois territórios, certos de que o construção de uma ponte internacional sobre o rio Uruguai, ligando o Brasil à Argentina, irá fortalecer os laços de amizade entre os dois povos com uma poderosa obra de incalculável política, social e econômica para as duas nacionalidades; decidiu assinar este protocolo e, por essa finalmente nomeado plenipotenciários, etc. Para a construção da ponte foi de uma comissão mista, para a Argentina o engenheiro civil integrado Carlos M. Palacio, Argentina chefe da comissão, que apresentou o projeto de lei autorizando a construção da ponte internacional, a fim de que ele é o elo material da união de duas nações de forma permanente. Há dois aspectos muito importantes que não podem ser tratados separadamente, e são política e economicamente, eles estão interligados e incluídos dentro do relacionamento íntimo dos dois países. Na ocasião, foi decidido que a ponte iria resultar na necessidade de construção de novas estradas e melhoria das redes existentes, como parte de fins puramente econômicos ou turística. concebido Aqueles que eram realmente visionário, já que esta ponte é o maior tráfego internacional, não só comercial, mas também o turismo. A abertura e hoje internacional ponte presidentes Getúlio Vargas e Agustín P. Certo, ligando as cidades de Paso de los Libres, na província de Corrientes, com a cidade Uruguaiana, na República do Brasil. Tanto nas margens do rio Uruguai. Converge em Paso de los Libres rotas domésticas 14 e 123, e da rodovia nacional Uruguaiana parte 37 para Porto Alegre. Em 1945, após o trabalho, a ponte internacional, começou a ser usado a partir de 12 de outubro como um elo que une permanentemente para as duas cidades fronteiriças. Naquela época, a ponte foi ativado todo o tráfego. Isso significava a alegria dos moradores de ambos os lados do rio Uruguai. A partir da cidade de Rio Grande, em Tierra del Fuego veio como um presente fitas cores azul e branco e verde e amarelo de cada um dos países unidos pela ponte com a gravação dos nomes dos respectivos presidentes. entanto, a abertura policial foi realizada em 21 de maio de 1947, quando ele era governador da província Blas Benjamin de la Vega, eo prefeito de Paso de los Libres era então o farmacêutico Felix Maria Gomez. Naquele mês, no país, é o segundo selo emitido em honra de infra-estrutura, escolhendo justamente a passagem Ponte Internacional de Free-Uruguaiana. Men passado com visão possibilitou a construção do corredor ponte internacional hoje Mercosul. Isso permite a entrada de veículos que rodam o nosso país, e até mesmo chegar a outro lugar, contribui para a facilitação das transações comerciais do Mercosul, e é a rota usada por milhares de pessoas que executam suas atividades de um e do outro lado do rio Uruguai. 
(google AR)

















+ comentários + 2 comentários

13 de maio de 2020 às 11:58

Gostei muito. Interessante tanto na escrita como nas fotos. parabéns!

9 de março de 2022 às 18:59

Parabéns ,belas fotos.

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